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Compra

Como efetuar uma consulta e optar pela compra

  1. Indique as localidades de origem e de destino e a data da viagem. Em seguida, clique em "Consulte";
  2. Escolha o horário de maior interesse clicando no número do serviço;
  3. Visualização do serviço: horário de partida, previsão de chegada, número do serviço e valor da passagem. Abaixo destas informações, você encontrará o mapa do carro, com todas as poltronas disponíveis;
  4. Após a escolha da(s) poltrona(s), clique em "Adicionar ao Carrinho";
  5. Na tela seguinte, você deve ler o "Aceite" e então será direcionado à página de Identificação ou Cadastro. Caso já possua um e-mail e senha cadastrados no site, informe-os para prosseguir com a compra. Se for seu primeiro acesso, clique em "CADASTRO" e preencha o formulário para obter a sua "Identificação";
  6. Após efetivar o cadastro, você entrará em uma tela para confirmação da reserva, escolhendo a opção de
  7. pagamento entre as bandeiras VISA e MASTERCARD;
  8. Você entrará no ambiente de segurança da operadora escolhida e irá registrar os dados do seu cartão,
  9. efetivando, desta forma, a compra online;
  10. Após a efetivação da operação, aguarde a visualização do “voucher” (comprovante de compra).

IMPORTANTE

  1. A tela da operadora não serve como comprovante para retirada do bilhete – AGUARDE A VISUALIZAÇÃO E EFETIVE A IMPRESSÃO DO VOUCHER.

Para comprar online

  1. Indique as localidades de origem e de destino e a data da viagem sem acentuar. Em seguida, clique em "Continue";
  2. Você será direcionado para o ambiente de vendas do grupo JCA. Escolha o horário de maior interesse clicando no campo de marcação do horário e serviço desejado;
  3. Todas as etapas, ficarão registradas no carrinho de compras, na lateral direita;
  4. Após a escolha do(s) horário(s), e clique em "Avançar";
  5. Clique na(s) poltrona(s) desejada(s), e clique em “Avançar”;
  6. Na tela seguinte, você deve preencher os campos com a identificação (Nome Completo e RG) de quem irá viajar;
  7. Na etapa de pagamento, você deverá escolher a bandeira do cartão de crédito, incluir os dados do titular do cartão e escolher a forma de parcelamento.
  8. Muito importante: SEMPRE COLOCAR O EMAIL DE QUEM RECEBERÁ A CONFIRMAÇÃO DE COMPRA.
  9. Ler o contrato de transporte rodoviário e clicar no box “Eu aceito a política de privacidade e com as condições gerais do contrato de transporte rodoviário”;
  10. Após finalizar a operação, aguarde a visualização do “voucher” (comprovante de compra).

IMPORTANTE

  1. A tela da operadora não serve como comprovante para retirada do bilhete – AGUARDE A VISUALIZAÇÃO E EFETIVE A IMPRESSÃO DO VOUCHER.
  2. A retirada do bilhete somente poderá ser feita em uma das agências próprias da empresa, em um terminal rodoviário

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Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

SERVIÇOS DE ENCOMENDAS

Os serviços de encomendas da Expresso do Sul são feitos pela Buslog, empresa do Grupo JCA, especializada em transporte terrestre e entrega de pacotes e encomendas. Clique aqui para saber mais sobre o serviço.

FRETAMENTO E TURISMO

Para maiores informações sobre Turismo e Fretamento, entre em contato com a Opção Fretur, empresa do grupo JCA especializada na locação de ônibus. Clique aqui e preencha sua solicitação.

OBJETO ESQUECIDO

Caso tenha perdido algum objeto dentro de um de nossos ônibus, entre em contato pelo e-mail atendimentoaocliente@viacaocometa.com.br ou pelos telefones 4004-9600 ou 0800-942-0030, com as informações de sua viagem.

Vale ressaltar que a empresa não se responsabiliza por itens deixados em seus ônibus, uma vez que objetos transportados na parte superior do ônibus são de responsabilidade do passageiro.

Todos os objetos ou documentos encontrados são mantidos sob nossa responsabilidade durante 60 dias contatos a partir da data em que deram entrada. Após esse período, os objetos são doados a entidades carentes e os documentos encaminhados aos órgãos emissores.

EXTRAVIO/DANO DE BAGAGEM

Você deverá procurar imediatamente ao término da viagem a pessoa responsável pela agência (gerente ou encarregado) e relatar o fato por escrito, de próprio punho, para que as devidas providências sejam tomadas. Na ocasião, deverá ser preenchido um formulário para análise e possível localização da bagagem.

VENDA DE ÔNIBUS

Para maiores informações sobre a venda de ônibus seminovos e usados, entre em contato com a RenoveBus, empresa do grupo JCA especializada na venda de ônibus. Clique aqui e preencha sua solicitação.

ALTA TEMPORADA | FERIADOS PROLONGADOS

Tempo para chegar

A Expresso alerta que, no período de verão e feriados, em qualquer cidade grande, o acesso aos terminais fica congestionado, e o deslocamento dentro das rodoviárias torna-se complicado devido à grande quantidade de pessoas transitando no local. Por isso, saia de casa com bastante antecedência e, dessa forma, evite a perda do horário de embarque.

Orientamos que os passageiros cheguem com no mínimo 01 (uma) hora de antecedência do seu horário de embarque.

Atenção a Plataforma

Nos períodos de grande movimento nas Rodoviárias, as plataformas de embarque podem ser alteradas sem aviso prévio. Confira o número da plataforma em seu bilhete de passagem e fique atento a chamada para o embarque.

Duração viagem

Durante altas temporadas, como no verão e feriados, o tempo previsto de viagem fica comprometido. Uma viagem que costuma durar 3 horas ou menos pode durar bem mais. Sendo assim, não considere o tempo previsto de viagem em condições e dias normais, tanto na ida quanto na volta. Se estiver fazendo conexões para outras localidades, aumente o tempo destinado às conexões em pelo menos 6 horas.

Horários Extras

Durante o verão e feriados, existe a possibilidade de abertura de horários extras. Intercalando os horários e ônibus de rotina. Logo, confira sempre o horário de embarque/chegada/trecho escolhido antes de finalizar sua compra.

ANTT - ATENDIMENTO AO USUÁRIO

ATENDIMENTO AO USUÁRIO
LIGUE 166
www.antt.gov.br/faleconosco

TRANSPORTE DE BAGAGEM

Limite no bagageiro

No bagageiro você pode transportar bagagens de até 30 kg de peso, 350 decímetros cúbicos (1,30 metros) de volume ou um metro de dimensão máxima. É seu direito receber os comprovantes desses volumes. Volumes pequenos e de fácil acomodação podem ser levados no porta-embrulho.

Transporte de bicicleta

O peso máximo para transporte no bagageiro é de 30 kg, o suficiente para uma bicicleta mais bagagem média. Já a dimensão máxima é de 1,30 metros e o cumprimento de uma bicicleta com rodas é de aproximadamente 1,80 metros.

Porém, sem as rodas, a bicicleta medirá 1,20 metros. Ou seja, o suficiente para ela seguir no bagageiro. Exemplo de cálculo:

  • Largura: 37 cm (guidão virado, sem remover pedais)
  • Altura: 82 cm (rodas removidas, ao lado da bike / ou selim removido)
  • Cumprimento: 115 cm (rodas ao lado da bike)
  • (37 x 82 x 115) / 1000 = 350 decímetros

CANCELAMENTO | REVALIDAÇÃO | REMARCAÇÃO

CANCELAMENTO DE PASSAGENS

  • FEDERAL

1 – Até 03 (três) horas antes do horário previsto da partida do ônibus, o cliente poderá solicitar o cancelamento da passagem com o reembolso do valor. Haverá a retenção de 5% do valor da tarifa, a título de multa compensatória (§ 5º¹, do art. 13, da Resolução ANTT nº. 4.282, de 17 de fevereiro de 2014);

2 – O não comparecimento do passageiro para embarque ou a não declaração da vontade de desistir antes da configuração do embarque² acarretam a perda do direito ao reembolso, mantendo a validade do bilhete para fins de remarcação e/ou transferência por até 01 (um) ano, a partir da data de sua primeira emissão.

¹ § 5º Faculta-se às transportadoras, exclusivamente no caso de reembolso, reter até 5% (cinco por cento) sobre o valor da tarifa, a título de comissão de venda e multa compensatória, conforme o caso, e com entrega de recibo ao usuário.

² Considera-se configurado o embarque 3 (três) horas antes do horário do início da viagem constante do bilhete de passagem.

 REMARCAÇÃO/REVALIDAÇÃO DE PASSAGENS

  • FEDERAL:

1 – Dentro do prazo de validade³ e mediante a apresentação do Bilhete de Passagem e de Embarque, os bilhetes com data e horário marcados poderão ser remarcados, para utilização na mesma linha, seção e sentido. O passageiro pode optar por serviço em veículo de categoria diversa do originalmente contratado, arcando com as diferenças dos valores de tarifa, no caso de serviço em veículo de categoria superior ou tendo direito a restituição das diferenças de preço, no caso de serviço em veículo de categoria inferior.

2 – A partir de 3 (três) horas antes do horário do início da viagem até a data de validade do bilhete, a transportadora efetuará a cobrança de 20% (vinte por cento) do valor da tarifa, a título de remarcação, e com entrega de recibo ao usuário.

³ Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de 01 (um) ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.

COMPRA/RETIRADA DE PASSAGEM (INTERNET, CALL CENTER E GUICHÊ)

Para efetuar a compra de passagem via internet, basta acessar o site www.expressodosul.com.br , escolher o destino e a data , selecionar as opções de horário, classe e poltrona, realizar o cadastro pessoal.

Para efetuar a compra de passagem via call center, basta ligar para o telefone 4004-9600, tendo em mãos os dados da pessoa que vai realizar a viagem, número do RG ou CPF e cartão de crédito. É obrigatório a impressão da passagem antes do embarque, portanto, dirija-se a qualquer guichê da Expresso do Sul 30 minutos antes do horário do embarque com o código localizador que será informado pela atendente.

Nos guichês é obrigatória a apresentação de documento oficial, original com foto no momento da compra da passagem e do embarque para as linhas interestaduais. 

Lembrando que na hora do embarque é obrigatória a apresentação do documento original de identificação com foto, bem como, o bilhete impresso.

TRANSPORTE DE ANIMAIS

O transporte de animais de pequeno de porte até oito (08) kg, será gratuito nas viagens interestaduais, já nas viagens intermunicipais no estado de São Paulo, o transporte será feito mediante o pagamento de uma passagem integral para o animal, que podem ser: doméstico e silvestre. Para que seja permitido o embarque, o responsável pelo animal terá de atender as seguintes condições:

Embarque e transporte de animais domésticos

Animais domésticos são considerados cães e gatos pelos órgãos reguladores, que deverão estar acompanhados do Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos, emitido em até três (03) dias antes da viagem, carteira de vacina e estar acondicionado em uma caixa ou bolsa própria de acrílico à prova de vazamentos.

Embarque e transporte de animais silvestres

Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

Além da Guia de Trânsito do Animal – GTA, atestado de saúde e a carteira de vacina em dia devem estar acompanhado da autorização de transporte emitida pelo IBAMA, acondicionado em uma caixa ou bolsa própria.

EMBARQUE DE MENOR

Para as crianças menores de 12 anos que viajam acompanhadas de pai, mãe ou de parente até 3º grau (avós, tios e irmãos maiores de 18 anos), guardião ou tutor legal, é necessário a certidão de nascimento e/ou documento de identidade do menor e o documento de identidade do adulto para comprovar o grau de parentesco. – Obs.: Os documentos devem ser obrigatoriamente originais ou cópias autenticadas. Porém, se não existir parentesco, é preciso uma autorização dos pais, com firma reconhecida.

Os adolescentes de 12 a 17 anos podem viajar sozinhos, desde que com apresentação do documento de identificação original com foto.

GRATUIDADES (IDOSO, JOVEM CARENTE E DEFICIENTE)

  • IDOSO

TRANSPORTE INTERESTADUAL

No transporte interestadual, o idoso acima de 60 anos e que comprove renda de até 2(dois) salários mínimos, tem direito a gratuidade em 2(dois) assentos em cada ônibus convencional, devendo solicitar sua passagem nos pontos de vendas até 3(três) horas antes do horário de partida de origem da viagem.

Caso as 2 (duas) poltronas já estejam ocupadas, os demais idosos, atendendo os mesmos requisitos, tem direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor da tarifa.

 

 

  • JOVEM CARENTE

No transporte interestadual, o jovem de baixa renda, tem direito a gratuidade em 2 (dois) assentos em cada ônibus convencional, caso as 2 (duas) poltronas já estejam ocupadas, os demais jovens, atendendo os mesmos requisitos, tem direito a 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor da tarifa.

Para fazer uso das vagas gratuitas ou com desconto de cinquenta por cento, no ato da solicitação do bilhete de viagem do jovem, com 03 (três) horas antes do horário da viagem, o interessado deverá apresentar a Identidade Jovem acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo território nacional.

O jovem deverá comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício. O beneficiário não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias cuja realização da viagem

O bilhete de viagem do jovem é nominal e intransferível.

 

  • DEFICIENTE FÍSICO

TRANSPORTE INTERESTADUAL

A pessoa portadora de deficiência, comprovadamente carente, tem direito a gratuidade em ônibus convencional no transporte coletivo interestadual. Para usufruir no beneficio, basta dirigir-se ao ponto de vendas em posse da Carteira de Passe Livre emitida pelo Ministério dos Transportes até 3(três) horas antes do horário de partida da origem da viagem.

SEGURO FACULTATIVO - VIAGENS INTERESTADUAIS

Nos autos da Ação Civil Pública nº. 00128018-51.2000.403.6100/SP, em trâmite perante a 6ª Vara de Justiça Federal de São Paulo, ajuizada pelo Ministério Público Federal, em face da União, as empresas transportadoras não poderão comercializar o seguro facultativo, tendo em vista que os passageiros já estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil, cujo custo já está incluso no valor da tarifa.

ID JOVEM - JOVENS BAIXA RENDA

LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013.

Art. 32.  No sistema de transporte coletivo interestadual, observar-se-á, nos termos da legislação específica:

I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda;

II – a reserva de 2 (duas) vagas por veículo com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os jovens de baixa renda, a serem utilizadas após esgotadas as vagas previstas no inciso I.

Parágrafo único.  Os procedimentos e os critérios para o exercício dos direitos previstos nos incisos I e II serão definidos em regulamento.

DECRETO Nº 8.537, DE 5 DE OUTUBRO DE 2015.

Reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual

Art. 13.  Na forma definida no art. 32 da Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, ao jovem de baixa renda serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de cinquenta por cento, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

  • 1ºPara fins do disposto nocaput, incluem-se na condição de serviço de transporte convencional:

I – os serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, prestado em veículo de características básicas, com ou sem sanitários, em linhas regulares;

II – os serviços de transporte ferroviário interestadual de passageiros, em linhas regulares; e

III – os serviços de transporte aquaviário interestadual, abertos ao público, realizados em rios, lagos, lagoas e baías, que operam linhas regulares, inclusive travessias.

  • 2ºPara fazer uso das vagas gratuitas ou com desconto de cinquenta por cento previstas nocaput, o beneficiário deverá solicitar um único bilhete de viagem do jovem, nos pontos de venda da transportadora, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte, podendo solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno, observados os procedimentos da venda de bilhete de passagem.
  • 3ºNa existência de seções, nos pontos de seção devidamente autorizados para embarque de passageiros, a reserva de assentos deverá estar disponível até o horário definido para o ponto inicial da linha, conforme previsto no § 2º.
  • 4ºApós o prazo estipulado no § 2º, caso os assentos reservados não tenham sido objeto de concessão do benefício de que trata este Decreto, as empresas prestadoras dos serviços poderão colocá-los à venda.
  • 5ºEnquanto os bilhetes dos assentos referidos no § 4ºnão forem comercializados, continuarão disponíveis para o exercício do benefício da gratuidade e da meia-passagem.
  • 6ºO jovem deverá comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem, sob pena de perda do benefício.
  • 7ºO bilhete de viagem do jovem é nominal e intransferível e deverá conter referência ao benefício obtido, seja a gratuidade, seja o desconto de cinquenta por cento do valor da passagem.

Art. 14.  No ato da solicitação do bilhete de viagem do jovem, o interessado deverá apresentar a Identidade Jovem acompanhada de documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo território nacional.

Parágrafo único.  Quando o benefício não for concedido, as empresas prestadoras dos serviços de transporte deverão emitir ao solicitante documento que indicará a data, a hora, o local e o motivo da recusa.

Art. 15.  O beneficiário não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias cuja realização da viagem se demonstre impraticável e caracterize domínio de reserva de lugares, em detrimento de outros beneficiários.

Art. 16.  O bilhete de viagem do jovem será emitido pela empresa prestadora do serviço, em conformidade com a legislação tributária e com os regulamentos da ANTT e da Antaq.

Parágrafo único.  As empresas prestadoras dos serviços de transporte deverão informar à ANTT e à Antaq a movimentação de usuários titulares do benefício, por seção e por situação, na periodicidade e na forma definida por estas Agências em regulamento.

Art. 17.  O jovem de baixa renda titular do benefício a que se refere o art. 13 terá assegurado os mesmos direitos garantidos aos demais passageiros.

Parágrafo único.  Não estão incluídas no benefício as tarifas de utilização dos terminais, de pedágio e as despesas com alimentação.

Art. 18.  O jovem de baixa renda está sujeito aos procedimentos de identificação de passageiros ao se apresentar para embarque, de acordo com o estabelecido pela ANTT e pela Antaq.

Art. 19.  Além dos benefícios previstos no art. 13, fica facultada às empresas prestadoras de serviços de transporte a concessão ao jovem de baixa renda do desconto mínimo de cinquenta por cento do valor da passagem para os demais assentos disponíveis do veículo, comboio ferroviário ou da embarcação do serviço de transporte interestadual de passageiros.

Art. 20.  As empresas prestadoras dos serviços de transporte disponibilizarão em todos os pontos de venda de passagens, sejam eles físicos ou virtuais, cópia do art. 32 da Lei nº 12.852, de 2013, e deste Decreto.

Art. 21.  O benefício de que trata o art. 13 será disciplinado em resolução específica pela ANTT e pela Antaq, assegurada a disponibilização de relatório de vagas gratuitas e vagas com desconto concedidas.